quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SAIBA ALGUNS SEGREDOS CIGANOS
Como respeitador que é da natureza, os ciganos cultuam esse mistério que só por eles é desvendado. Para o povo cigano, a lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado.
Mensalmente são realizados grandes festivais de consagração e reverenciação. As celebrações da lua cheia, acontecem todos os meses em lugares abertos em torno de fogueiras acesas , com muitas comidas, vinhos, danças e orações. Através da dança, a cigana entra em transe e como se transportada, viaja na força da claridade da lua. Ali, ela recebe toda energia e forças espirituais. É uma mistura de magia que faz com que sua intuição aguce cada vez mais os seus poderes sobrenaturais.
Enquanto viaja ao redor da lua, ela se vê com uma bola de cristal nas mãos, e ali, seus olhos enxergam o mundo, pois do futuro tudo entende.
Quando voltar a colocar os pés na terra, sente que está preparada para mais uma jornada em sua vida. Com os cabelos soltos e pés descalços, recolhe em seu oráculo, onde reserva um espaço muito especial.
Sobre uma mesa com uma toalha bordada ou um chalé de franjas de origem portuguesa ou espanhola, é colocado um castiçal, conchas, figa, punhal, moedas de ouro para chamar riqueza e incenso para purificar e afastar os maus espíritos. A bola de cristal, que na crença traz o poder da intuição e adivinhação, também é colocada sobre a mesa de jogo.
Em outro canto próximo, um altar com imagem do santo protetor e de santa Sara Kali, com velas acesas, flores, frutas, trigo, doces finos e vinho; Esse ritual é para não faltar fartura e proteção para família.
Nas cartas de Tarô cigano, a cigana adivinha e fala de amor, trabalho, dinheiro, filhos e situações familiares. Santa Sara com seus mistérios, passa para ela, a força das águas, do ar, da natureza e do poder . Em sua bola de cristal, está a energia e a lembrança da luz da lua, formando assim, essa mistura mágica que lhe dá a vidência e sabedoria para decidir o destino de cada pessoa que com ela joga.
És filha das estrelas, da lua, dos ventos. Carrega em seu pescoço a estrela de cinco pontas que ilumina e protege sua Tsara.
És filha da natureza, és filha da Terra pisada,filha do povo Cigano.

Frutas no altar cigano  

As frutas deixadas no altar cigano são de significação impar para as pessoas e a casa per se. Essas frutas alimentam o espírito doméstico. Elas são:
- maçã: força feminina à força, sabedoria e amor da casa;
- pêra: força masculina à trabalho e saúde da casa;
- uvas: prosperidade da casa;
- romã: espiritualidade da casa.
As frutas também podem ser oferendas: sempre aos seus antepassados. Elas são um pedido de riqueza pessoal: fartura, alegria, prosperidade material, saúde e espiritualidade. Sempre que deixar as frutas, acenda alguma forma de fogo, pois ele representa o espírito dos antigos, para os ciganos.

FRUTAS CIGANAS

Para os ciganos as frutas são essenciais em sua mesa. Eles usam frutas em todas as ocasiões, principalmente em festas alegres e cheias de músicas. Além de empregá-las em chás, banhos e poções mágicas.

CONHEÇA O SIMBOLISMO DE ALGUMAS FRUTAS CIGANAS

 
Maçã: ela aparece em todos os rituais ciganos e é usada como base de perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão. Mais: casamentos sem maçãs significam que o amor não durará para sempre. Pêras: são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta.
Melancia: muito presente na decoração das festas, significa prosperidade (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior).
Morango: mais uma fruta vermelha empregada em poções de amor. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para conquistar o ser amado. É utilizada também para curar desilusões amorosas, em chás e poções.
 Abacates: os ciganos não têm dúvida em adaptar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México.
 Uvas: se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas bem doces, saiba que ele quer se aproximar de você e ser seu amigo – ou talvez algo mais do que isso. Para eles, uvas e amizade andam sempre junto.
Como em outras culturas, elas também são sinônimo de prosperidade. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no réveillon – uma para cada mês – é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal.
Figo: outro estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória.
Romã: uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade.
Damasco: é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual.
 Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes, para envolver o casal apaixonado com o seu perfume.
 Amoras e framboesas: pela cor, significam paixões arrebatadoras. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em poções afrodisíacas.
Cereja: é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Em poções e banhos, tem a função de atrair um parceiro. Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes. Melão: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra. É usada na magia cigana para garantir a união da família.
Amêndoas e castanhas: no ano-novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas são comidas para garantir o vigor sexual.
MAGIA NA COZINHA 

*Maçã Zíngaro*

Ingredientes:
6 maçãs vermelhas
50 gramas de passas pretas
50 gramas de uvas passas claras
100 gramas de mel
100 gramas de nozes picadas
1 pitada de cardamomo ou cravo-da-índia em pó

Preparo:
Deixe as passas de molho em água aquecida por 30
minutos.Em seguida,escorra-as. Numa tigela de louça
misture o mel aos demais ingredientes. Reserve.
Faça um buraco no alto das maçãs com uma faca bem
afiada. Com o auxílio de uma colher,retire a metade da
polpa. Coloque as maçãs em 2 litros de água fria e uma
colher de sopa de vinagre branco. Quando for recheá-las
escorra-as e coloque a mistura de outros ingredientes
enchendo o espaço nas maçãs. Numa assadeira alta, ponha as maçãs e água que cubra 1/3 das
mesmas. Leve ao forno médio para assar.
Magia:
Numa lua nova ou crescente, ofereça a quem você deseja encantar e atrair com seu amor.
 

O OLHAR CIGANO

"Ver é transpor as barreiras da carne".
Hatiss,o cigano

O que impressiona em primeiro lugar num cigano,
é o seu olhar.
Nem vestuário,nem a língua e os costumes denun-
ciam melhor o cigano do que seus olhos.
É impossível descrevê-los, pois não são grandes
nem pequenos,mas tem mistério!
É uma estranha expressão,que para entender de-
ve ser vista.
Um olhar sempre fugidio,mas apesar disso se fixa
num certo instante.
Um olhar cheio de paixão,mas uma paixão contida
retida entre as pálpebras que deixam passar um
magnetismo,que só o cigano possui.
Símbolo: a estrela de cinco pontas,representa o
poder magnetizador do olhar,e os cin-
co sentidos
A LUA PARA OS CIGANOS
Para os ciganos, a Lua Cheia é o maior elo de ligação com o "sagrado". A celebrações da Lua Cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, do vinho e das comidas, com danças e orações. Também para os ciganos tudo na vida é "maktub" (está escrito nas estrelas), por isso são atentos observadores do céu e verdadeiros adoradores dos astros e dos sidéreos. Os ciganos praticam a Astrologia da Mãe Terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos.
 
Influencias da Lua

No plano psíquico a Lua representa nosso inconsciente, nossas emoções.

Cada uma destas fases irá, então, influenciar de forma sutil nossa sensibilidade, nossa disposição e portanto nossas atividades.

Lua Nova
É o momento de germinação, da busca de novos caminhos. Ficamos mais introspectivos e indecisos. Não é um bom momento para tomarmos decisões. É a época de deixarmos amadurecer nossos propósitos e ideais.

Lua Crescente
Nossas idéias e emoções tornam-se, pouco a pouco, mais claras. Ficamos mais objetivos. É o momento de colocarmos em prática o que planejamos. Tornamo-nos mais sociáveis.

Lua Cheia
Simboliza a plenitude. Ficamos mais receptivos. Nosso inconsciente aflora mais facilmente. Tudo que planejamos chega ao seu nível máximo de potencialidade.

Lua Minguante
Este é o período de avaliação daquilo que foi feito. É o momento de terminar tudo que foi iniciado nos ciclos anteriores. Ficamos extremamente sensíveis.
ALTAR CIGANO
importância de um altar para os Encantados Ciganos Orientais é
que o altar serve como elo de ligação e comunicação entre o Cigano
e seu médium. A partir do momento em que existe a intenção se de
se dedicar o altar a um Cigano, ali se cria uma ponte espiritual; onde
quer que esteja, o Cigano que é cultuado ali, sempre irá ouvir o
chamado feito pelo médium diante do altar.

A base de um altar para os Ciganos são os 7 elementos.Embora quem não e iniciado na magia cigana usa apenas 4 deles que para agradar e agradecer o espírito cigano, usa-se:
Um castiçal com uma (ou mais) velas – representa o fogo, mesmo
que a vela esteja apagada. As cores podem ser qualquer uma, exceto roxo
(lilás/violeta /laranja  pode). Essas cores só são usadas em certos tipos de rituais.
Uma taça bonita com água. A água é simbolismo do sentimento,por isso deve ser sempre o mais pura e limpa possível. Essa água na taça atua como um catalisador de más energias, e quando estiver turva, deve ser jogada em água corrente e trocada, sempre por água filtrada ou mineral.
Uma taça com Vinho que simboliza o sangue cigano,a purificação,e a honra.
Um incensário, onde um incenso deve ser aceso pelo menos uma vez por semana – representa o ar, mesmo sem incenso. Para quem não
conhece os gostos dos seus Ciganos, uma regra muito simples deve ser
seguida para evitar desagrados, quanto aos aromas (embora para maioria os
aromas sejam indiferentes, é melhor não arriscar): Incenso Floral
para Ciganas (rosa, violeta, lírio, dama da noite, jasmim, etc) e
Incenso Herbal para Ciganos (Sândalo, canela, cravo, eucalipto, mirra,
alecrim, benjoim, etc).
E cristais, de vários tipos, cores, formas e tamanhos; caso não seja possível ter muitos, coloque alguns escolhidos por intuição. O ideal é ter pelo menos uma pedra em estado bruto/ponta. As pedras podem ficar tb em  um pote de vidro transparente sem tampa, desses que vendem em armarinhos, com água, pois a mesma potencializara a capacidade energética dos Cristais.
Os cristais fecham o ciclo, representando a terra.
  • Paralelamente, cada elemento está relacionado a um aspecto de nossos seres : Corpo - terra, Coração (emoção) - água,Mente - ar e Espírito - fogo. Além desses elementos, que são os básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode ser colocada:
  •  baralho,
  • leque,
  • adornos,
  • lenços,
  • baú,
  • etc.
As únicas exceções são:  Um Punhal – só deve ser colocada um punhal já trabalhado, ou seja, que tenha passado pela magia de um Cigano, que pode ser o seu incorporado, ou o de outra pessoa (alguém que fez o trabalho no punhal p/ vc – nesse caso, recomendamos muito cuidado antes de aceitar).
Ouro é perigoso tb... O ouro é energeticamente refletor, e se o Espírito para o qual o altar é dedicado não entender que o Ouro é para ele, não vai conseguir se aproximar. E os bonecos... De antemão já digo: Encantados Ciganos Orientais não gostam muito de bonecos de gesso preferem de panos. Tem que ser um muito bonito para agradar. A preferência está mesmo nos bonecos de porcelana, .
Essa preferência tb ocorre pelo fato da possibilidade de mudar a Roupa. Mas, não é recomendável colocar no altar um boneco aleatoriamente, pois se o
Espírito para o qual o altar é dedicado não se identificar com o boneco, a aproximação será mais difícil.

Para o fortalecimento do Cigano, é muito bom colocar uma fruta no altar, pelo menos 1 vez por mês, na 3ª noite da lua cheia, pois isso fortalece o Cigano.
Só não coloque frutas ácidas, tipo abacaxi ou laranja... Ciganos não gostam de sabores ácidos, pelo menos a maioria , e se vc não tiver a certeza, melhor não
arriscar! As frutas devem ficar até um pouco antes de apodrecer, e devem ser despachadas num jardim bonito.
Pode ser oferecido tb uma taça com vinho, além da  água, pois o vinho é a bebida Universal dos Ciganos. Mesmo que incorporados eles não bebam, a oferta de vinho é sempre bem aceita. Após uma semana, ou quando a lua virar, despeja o vinho em água corrente.
Flores tb são bem vindas no altar, sendo que se for um altar para Cigano, as flores devem ser cravo branco ou vermelho, girassol, lírio branco ou Rosa branca (rosas em números ímpares). Essa regra vale apenas pro caso de não se conhecer as preferências de cada Cigano.
A Ciganos e Ciganas na qual tem suas flores de preferência como  Jasmim,Violetas entre outras. As flores murchas/secas devem ser deixadas num jardim.

Limpezas e trocas podem ser feitas qualquer dia, e qualquer hora, exceto
nos dias de lua minguante e nova.

Quando estiver montado seu altar é fazer-se uso dele com respeito e cautela: todos os dias, aproxime-se, faça uma oração, mentalize a força que te acompanha, mesmo que vc não saiba quem é. Ofereça à ele(a) o espaço, diga que é dedicado à ele(a) com carinho e que você quer estar mais próximo dele(a), vc tb pode oferecer ao povo do oriente.
O Altar Cigano II
Um altar é sempre um elemento de ligação entre o homem e a divindade, um local considerado “mágico”. Pode-se ter um altar de anjos, de santos, de Mestres Ascensionados, da chama violeta ou qualquer outra, de cristais, etc.
O altar deve estar sempre de frente para o leste, o ponto onde nasce o sol.
Os quatro elementos (água, ar, terra e fogo) são imprescindíveis num altar e podem ser assim representados:

- Água: Deve estar numa taça de vidro transparente no canto superior direito. A água mexe com as emoções e com as águas internas do organismo; está ligada ao plano emocional e aos relacionamentos e, por isso, deve estar sempre limpa. Atua como um canalizador de energias, e quando estiver turva deverá ser jogada em água corrente e trocada por água limpa.

- Ar: Representado pelo incenso ou essência, que poderá ser da fragrância que mais lhe agradar e estar colocado em qualquer lugar no altar. O aroma do incenso ou essência facilita a conexão com os silfos, elfos e fadas, elementares do ar. Através da fumaça ou aroma podemos invocá-los e utilizar sua força mágica, daí a importância dos defumadores. O ar é o elemento responsável pelo trabalho intelectual e artístico no homem, pois age em conformidade com o plano mental.

- Terra: Alguns cristais como o cristal de quartzo branco e a ametista poderão fazer parte do altar. As pedras (preciosas ou não), os metais e os vegetais simbolizam o elemento terra. O cristal de quartzo branco é a forma mais pura de energia no estado sólido e seus átomos estão sempre em perfeito equilíbrio; por isso, permite uma excelente troca energética tanto com o ser humano como com a divindade. A ametista (drusa, rolada ou ponta) é um elemento transmutador, transformando sempre tudo o que necessita ser transformado para um perfeito equilíbrio harmônico.
A terra dá forma à matéria e recebe as descargas energéticas da natureza, depurando-as para que retornem transformadas. Ajuda o homem a lidar com o concreto, o material.

Fogo: A vela simboliza o elemento fogo. Pode ser de qualquer cor, dependendo da finalidade com que será usada, e deverá estar no canto superior esquerdo. O fogo representa o início e o fim da existência do homem. Por limpar e transmutar as energias negativas é usado em todo ritual de magia em forma de vela, carvão queimando, pira ou fogueira. Suas chamas são ideais para concentração, viagens astrais, meditações e o desenvolvimento da intuição.

Se estivermos tratando de um altar cigano será imprescindível também uma imagem de Santa Sara Kali, por ser a santa protetora do povo cigano, e de Nossa Senhora Aparecida. Pode-se incluir alguma outra imagem do(a) cigano(a) de sua preferência.
Outro elemento importante é o punhal, que não é necessariamente um punhal de corte, mas um elemento que, apontado para a porta de entrada do compartimento, tem por finalidade cortar alguma energia intrusa que possa chegar. Pode ser colocado em cima da taça ou em qualquer outro local.
Além desses elementos, que são básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode fazer parte do altar: baralho, leque, adornos, lenços, baú, espelho, etc. Também se pode colocar frutas não ácidas, que serão trocadas quando necessário, e é sempre de bom tom ter uma jarra com flores. Além da taça de água pode ser oferecida também uma taça com vinho.
Quando precisar limpar seu altar, faça-o no quarto dia de lua crescente ou cheia, de preferência, mas nunca na fase minguante da lua.

UM RITUAL PARA CONSAGRAÇÃO DO BARALHO CIGANO
(Deve ser feito na lua cheia)

Escolha um local em sua casa onde o acesso de pessoas são restritos, pegue uma mesa cubra com uma toalha branca e ponha um pano dourado ou amarelo, pode ser com bordados floridos. Enfeite com pedras para representar o elemento terra, um copo de água para o elemento água, incenso para o elemento ar e uma vela para o elemento fogo.
Pegue seu Baralho Cigano e coloque no centro da mesa. Invoque, com
oração e cantigas, a falange Cigana,e ao povo do oriente para consagração de seu Baralho. Peça que ele traga confiança, paz e bons conselhos para
seus consulentes. Deixe o ambiente sempre limpo com rosas, frutas e
moedas, não deixe cair a vibração.
Não deixe de estudar seu Baralho, a maneira que dispõe as cartas
sobre a mesa fica a critério de cada uma, pois existem muitos formas
de leitura, procure a que mais lhe convém, esteja sempre atento a
simbologia das cartas.Confie nas forças Orientais pois o baralho cigano por sua vez joga por si ,basta vc apenas fazer a interpretação das cartas.
A CONVERSA SECRETA DAS MÃOS...GESTOS CIGANOS
 O Cigano segurar um charuto em "balanço" entre o polegar e o dedo médio, a mão horizontal aberta para o alto, significa - "ESPERAR A OFERTA".
O Cigano segurar um charuto abaixado, na direção do cinzeiro significa - "REFLETIR".
O Cigano segurar um charuto entre o polegar, o indicador e o médio, apontando horizontalmente, como um dedo, significa - "AVISO".
O Cigano segurar um charuto, perpendicular à mão, entre o dedo anular e os três outros dedos, significa - "DEIXA FALAR, ESPERA."
O Cigano segurar um charuto, verticalmente entre o polegar,o dedo médio e a palma da mão, significa: - "CUIDADO CONTIGO, PERIGO."
O Cigano segurar um charuto na mesma posição, cabeça pra cima, mas cercado de todos os dedos, significa : "É UMA ARMADILHA."

O Cigano segurar um charuto de cabeça pra baixo entre o polegar e o dedo médio, significa: "ESPERA OUTRA PROPOSTA".
O Cigano segurar um charuto normalmente entre os dedos indicador e médio, significa: - "ESTÁ BEM, COMPRA".

COMO TIRAR SUA SORTE USANDO 7 MOEDAS:
Use, de preferência moedas iguais e, se possível, deixe-as reservadas somente para este uso. Antes de usá-las pela primeira vez, passe-as pela fumaça de um incenso de sua preferência.
Sacuda as moedas entre suas mãos enquanto mentaliza o que deseja saber. Em seguida deixe-as cair sobre uma superfície plana. A posição em que caírem determinará a resposta à sua pergunta.

¬7¬ coroas significam "sim".
¬6¬ coroas significam "há alguns detalhes incertos, mas o resultado é favorável".
¬5¬ coroas significam "tem tudo para dar certo".
¬4¬ coroas significam "pode haver melhor caminho".
¬3¬ coroas significam "há detalhes mal explicados".
¬2¬ coroas significam "pense um pouco mais".
¬1¬ coroa significa "é muito arriscado".
Nenhuma coroa significa "não"

Santos Cultuados pelos Ciganos

Existe outros santos,além de Santa Sara,cultuados pelos ciganos.

*Santa Bibiana- comemorada no dia 02 de dezembro,sua igreja é no monte esquino onde viveram os ciganos.Uma verdadeira deusa.

*Santo Elóquio de Córdova-cultuado pelos calons,morreu em 608 e para ele os ciganos dançam dia 13 de setembro em volta das fogueiras.

*João do Egito - comemorado 27 de março;andarilho,carpinteiro faz muitos milagres,escreveu textos de magia,que os ciganos guardam com muito carinho.

*São Vladimir - nasceu em 995 e morreu em 1015. Sua avó era Olga,uma pessoa convertida ao cristianismo entre os soberanos eslavos de Kiev. Vladimir foi sanguinário brutal,depois levou o cristianismo à Rússia e suas fronteiras.
Os ciganos russos o adoram e muitos ciganos usam seu nome. Vladimir,o primeiro cigano a trabalhar num terreiro no Brasil;a primeira cigana foi Esmeralda,num catimbó do Nordeste com Mariana,a turca. Catimbó é um culto sertanejo.

*Santa Virgem de Triana a gitana velha,amada na Espanha,sua força é muito grande,a Espanha pára no dia de sua festa,com procissões e danças flamengas.

O Dia 12 de Outubro

Oração do Dia dos Ciganos

"Opchá Nossa Senhora Aparecida, uita andro tiro chave,lumie mur dromali,
blagois mere traiostiê.
Ave andro manzá tai meré famildjia,partiê tai sastimôs.
Tai aná anavê deloro sos mur chave actu sastivesti. Amim"

"Salve Nossa Senhora Aparecida,olhe para seu filho,
ilumine minha estrada, abençôe minha vida.
Traga para mim e minha família paz e saúde.
E em nome de Deus que meus filhos sejam saudáveis.
Amém".

Festa Cigana

"Somos um povo festeiro"!
Adoramos festas,mesmo sem motivo algum,uma simples reunião pode se transformar numa festa.
As principais festas dos ciganos são realizadas por ocasião dos ritos de passagem: nascimento,batismo e casamento.
Ainda assim,como povo místico,quando há pessoas para fazer uma novena,fazemos festa.Festejamos um dia de domingo,o sol,a lua,etc...
As mulheres colocam suas melhores roupas,usando várias saias sobrepostas,muitas jóias,ouro e prata,os cabelos soltos irradiando beleza.
Os ciganos,usarão suas melhores botas,calças de cor escura,blusas de cor berrante,bem passadas,com coletes e chapéus e lenços.
O melhor cachimbo será fumado,seus ouros estarão à vista.
A música tradicional húngara,portuguesa,espanhola,tocada sem parar.
Os mais velhos conversam,lembrando com amor os antepassados. Haverá muito barulho,risadas,danças,pandeiros,muito brilho noite à dentro!
Estas oportunidades de celebrar o povo cigano,nunca pode ser perdida!
Optchá!

Tcháio Romanô

Tchaio Romanô
(chá cigano)

Este chá está presente em todas as festas ou acontecimentos dos clãs. É muito mais que um chá, é uma composição de magia onde os elementos nos purificam para que possamos estar sempre em comunicação com os grandes mestres astrais.
São sete ingredientes, todos com significado especial: água,para purificar chá(preto),para alimentar maçã,para o amor uvas,para fertilidade(de tudo:idéias,criação,etc) damasco,como afrodisíaco
limão,para afastar a negatividade morango,para trazer a felicidade
*como fazer: faça o chá normal,em uma xícara coloque uma ou mais
de cada fruta pequena e um pedaço de cada fruta grande,derrame o
chá suavemente,e vá amassando delicadamente as frutas,para tirar
o sumo,enquanto pensa em coisas positivas. Transfira o chá (somente o líquido) para outra xícara ou copo e beba com alegria.
As frutas podem ser comidas. Optchá!
OFERENDAS, RITUAIS & MAGIA CIGANA
ELEMENTOS DE UMA GRANDE OFERENDA CIGANA

1 CESTO DE VIME OU PALHA
7 FRUTAS DOCES (MANGA, MELÃO, MAÇA, PERA, UVA VERMELHA,PÊSSEGO, MAMÃO)
7 FITAS COLORIDAS (MENOS A PRETA)
FLORES DO CAMPO OU ROSAS SEM ESPINHOS.
2 LENÇOS ESTAMPADOS OU COLORIDOS PARA FORRAR A CESTA E OUTRO PARA FORAR A GRAMA..
1 GARRAFA DE VINHO TINTO DE BOA QUALIDADE.
1 ESPUMANTE
2 TAÇAS .
7 VELAS COLORIDAS INCLUINDO A BRANCA.(NÃO USAR A PRETA)
1JARRINHA OU POTE COM AGUA.
7 INCENSOS
7 MOEDAS ANTIGAS
MEL(ABRIR O MELÃO AO MEIO E TIRAR OS CARROÇOS .COLOCAR MOEDAS E O MEL POR CIMA )
(COLOCAR ALIANÇAS) SE FOR PEDIR TAMBÉM PARA AMOR LÉM DE PROSPERIDADE.
3 PAUS DE CANELAS GRANDES;
FOLHAS DE HORTELA (LAVAR E FORAR A CESTA) ,
3 PUNHADOS DE FÕLHAS DE LOURO
3 PUNHADOS DE SEMENTES DE GIRASOL
(PARA DECORAR A CESTA E ATRAIR DINHEIRO E PROSPERIDADE).

PREPARE TUDO E DEIXE EM SUA MESA NO NO DIA SEGUINTE LEVE TUDO NA NATUREZA E ACENDA AS VELAS FAZENDO A ENTREGA AOS CIGANOS.

AO FAZER ESTA OFERENDA TOME UM BANHO COM 1 L DE AGUA 1 TAÇA DE VINHO 1 ROSA VEMELHA E 1 BRANCA.
ACENDA A VELA DO ANJO DA GUARDA E
REZE 1 AVE MARIA

ESTA OFERENDA PODE S ER COLOCADA EM LUGAR BONITO NA NATUREZA, OU EM FRENTE A UM BANCO .FAÇA SEU PEDIDO AOS CIGANOS COM A FORÇA DE SANTA SARA.

OFERENDA PARA A EGREGORA DO MESTRE PABLO

DEVE SER REALIZADA DENTRO DE CASA ONDE SAO FEITA AS REFEIÇÕES NA LUA CRESCENTE AS 21 HRS.

1 TACHO DE COBRE
250 GMS DE TRIGO PARA KIBE.(COLOCAR O TRIGO NO TACHO) e colocar as
CLARAS EM NEVE, BEM FIRMES, BATIDAS COM 7 COLHERINHAS DE AÇUCAR CRISTAL.
7 GOTAS DE BAUNILHA
7 GOTAS DE ANILINA AZUL CELESTE.
(4 MOEDAS ATUAIS IGUAIS DOURADAS OU ACOBREDAS) colocar por cima das claras.
1 VELA AZUL FORTE DE SETE DIAS
3 VARETAS DE INCENSOS DE SANDALO ESPETADA EM UM TIGELINHA DE ARROZ CRU.
DEIXE A OFERENDA 24 HORAS NO LOCAL; MANTENHA A VELA ACESA ATÉ TERMINAR , RECOLHA A OFERENDA BEM ARRUMADA NUMA BANDEJA DE PAPELÃO E DEiXE NUM JARDIM OU BOSQUE.
Faça a oração: Cigano Pablo proteja-me e ajuda-me a nunca faltar dinheiro luz e amor na minha vida, pelo poder da natureza .ESTÀ FEITO!


MAGIA DO AMOR CIGANO

1 ROMÃ GRANDE
1 FITINHA ROSA DECETIM )
1 INCENSO DE ALMISCAR
1 PRATO DE VIDRO
2 VELAS ROSA COMUM
AÇUÇAR CRISTAL
1 CARTÃOZINHO ROSA COM OS DOIS NOMES ESCRITOS A LÁPIS .
LAVE A ROMÃ COM AGUA MINERAL E SEQUE-A NUM PANO BRANCO VIRGEM.
CORTE A ROMÃ EM 4 PARTES E MANTENHA- AS UNIDAS PELO PENDÚNCULO.COLOQUE DENTRO O CARTÃOZINHO E FECHE A ROMÃ, AMARRANDO COM A FITINHA NO SENTIDO HORIZONTAL DANDO UM LAÇO.
FORRE O PRATO COM O AÇUCAR E COLOQUE A ROMA NO CENTRO.UNA AS DUAS VELAS COM MEL E ACENDA ATRÁS DA ROMÃ DENTRO DO MESMO PRATO.

Peça a Égregora do Cigano da Maestria do Amor que concretize a magia, para que haja paz harmonia e fertilidade e alegria entre o casal.
Diga está feito!
Deixar a romã num jardim após 7 dias.


EXTRAIDO DO LIVRO MAGIA E MAESTRIA DO CIGANO DO ORIENTE - Lara C.L. Pinheir

UM AGRADO PARA CIGANA DO ORIENTE
FAZER NA LUA NOVA CHEIA OU CRESCENTE.
1 CESTO DE PALHA
FORRAR COM HORTELÃ
6 FRUTAS DOCES
6 FLORES COLORIDAS
6 DOCES FINOS
6 BALAS DE HORTELÃ
6 MOEDAS
6 VELAS COLORIDAS
6 FITAS COLORIDAS PARA DECORAR O CESTO
UM LENÇO OU PANO ESTAMPADO PARA FORRAR O CHÃO
COLOCAR SOB UMA ARVORE BONITA.BATER PALMA E DIZER OPTHCA! ARRIBA CIGANO! ME AJUDEM A TRABALHAR!

Colaboração de Nádia Tosta
PARA ENERGIZAR AS JOIAS DA CIGANA
SEPARAR AS JOIAS E LAVAR COM AGUA MINERAL COLOCAR NUM POTE DE VIDRO OU DE CRISTAL
CANELA EM PAU
CRAVO
PÉTALAS DE ROSAS AMARELAS
PÉTALAS DE ROSAS VEMELHAS
PÉTALAS DE ROSA BRANCA
7 MOEDAS DOURADAS
ESSÊNCIAS DE SÂNDALO ,ROSAS E OLÌBANO(21 gts de cada)
7 VELAS COLORIDAS
1 VELA A MAIS AMARELA PARA A CIGANA
7 INCENSOS SÂNDALO, ERVA DOCE ROSA BRANCA, ALFAZEMA, ALMISCAR, NOS MOSCADA.
SEMETNES DE GIRASSOL
1 CRISTAL DE QUARZO
1 TACINHA COM ÀGUA.

Colaboração de Alana Morgana
***************
MINHA MANEIRA DE ENERGIZAR A IMAGEM DE SANTA SARA.
PARA ENERGIZAR A SANTA SARA:
NO MÊS DE SANTA SARA ( ADQUIRA SUA SANTA SARA
FAÇA 2 DIAS ANTES DA LUA CHEIA (pode-se fazer se no seu altar de ciganos.)ou providencie uma mesinha.

MATERIAL;
3 PUNHADOS DE FOLHAS DE LOURO,
3 PUNHADOS DE PÉTALAS DE ROSAS BRANCAS
3 PUNHADOS DE SEMENTES DE GIRASSOL
3 PAUS DE CANELA
3 INCENSOS DE ROSA BRANCA, ALFAZEMA, E CANELA
ESSÊNCIA DE ROSA BRANCA
7 VELAS COLORIDAS
1 BONITA MAÇA VERMELHA.

1 VELA PRA A SUA CIGANA .COLOCAR NO CASTIÇAL.
CRISTAIS DE : 1 de citrino, 1 quartzo rosa, 1 pirita , 1 drusa, 1 ametista, 1 quartzo verde e duas pontas de cristal branco.

Colocar a Santa Sara na no altar. Neste dia coloque musica cigana ou ao som da natureza. Esteja num ambiente tranqüilo de paz e harmonia.Esteja com seu de banho tomado com sua roupa da cigana e seus apetrechos (brincos, colares, pulseiras) , seu perfume cigano (de rosas brancas). Pegue a Santa Sara e faça uma a oração a ela(veja no site) e leve-a ao alto segurando com as mãos. Depois a coloque no altar e comece a energizá-la com as pétalas de rosas , o louro,as sementes de girassol, a canela, e então pingue 7 gotas da essência de rosa branca nos pés e na cabeça da imagem. Pedindo a cada erva e essência colocada o cada que cada uma atrai e representa e que Santa Sara traga tudo isto para nossa vida (amor, dinheiro, prosperidade , paz, proteção etc...) .
As velas já devem estar acesas então ao redor dela .Os incensos serão acessos da mesma forma .Em volta da imagem ponha então os cristais fechando o circulo em forma de mandala ;terminando na frente com as duas pontas de cristais uma voltada pra outra um pouco para dentro. Assim você estará levando a energia de tudo q se encontra ali dentro para a imagem e não para fora pois a intenção é energizar a imagem. Futuramente em outros pedidos que depois vc poderá fazer ao redor da Santa Sara também você fará o oposto colocando tudo dentro e enviando a energia para fora p/ se expandir e levando o seu pedido para astral.
Os pedidos sempre deverão ser positivos pra que não interfiramos no karma de ninguém e nem adquiramos para nós um karma negativo. Lembrando que só seremos atendidos se tivermos merecimento.

Faça o seu altar
Escolha  um   ambiente  na  sua    residência  que  seja  tranquilo  e aconchegante e   que você  possa ficar sozinha por alguns minutos diariamente. Coloque uma mesinha ou algo assim e a cubra com uma toalha branca que é para ativar o seu poder espiritual. Coloque nela sete velas de cores diferentes (branca, vermelha, laranja, azul, rosa, verde e amarela). Coloque também um copo transparente com água e  beba   sempre  que se  sentir   enfraquecido. Esta água deverá ser trocada toda quarta-feira. Coloque cristais, uma planta ou algo que agrade  você.    Um incensário  deverá  ser  aceso diariamente  para purificar   e  proteger.   Você  pode  colocar   no altar um punhal, que representa   os  domínios  do   arcanjo Miguel  para   cortar  energias nocivas. Construa seu altar usando a sua imaginação, bom gosto e intuição. Faça do seu cantinho um lugar para suas orações diárias. Sempre que sentir vontade vá até seu Altar e abra seu coração. Mas também é interessante que você estabeleça um horário todos os dias para estar no seu Altar fazendo suas orações.
Os banhos de ervas

São indicados para proteger, trazer harmonia, paz, abrir caminhos, etc.

Veja algumas dicas:

Espada de Ogum e Yansã - Quando a pessoa estiver com tudo fechado, desorientada e negativa. Para pessoa muito negativa. Cortar em sete pedaços uma folha e ferver. Juntar um pouco de sal grosso. Usar do pescoço para baixo.
Alecrim - Prosperidade e abertura dos caminhos. Ferver em água e juntar sal grosso. USar do pescoço para baixo.
Manjericão - Tira mau olhado e descarrega. Excelente para crianças e adultos. Para crianças usar somente o manjericão e a rosa branca.
Elevante - Readquirir energia, levanta e abre caminho. Junto com o alecrim traz clientes e dinheiro.
Arruda - As folhas tiram os fluidos negativos do corpo.
Guiné - Suas folhas transmitem boas energias, eliminando cansaço e indisposição.
Tangerina - O chá das folhas lava as más energias.
Pitanga - Um punhado de folhas (no chá ou direto na banheira) ajuda a levantar o astral.
Cravo-da-índia - A infusão (21 unidades para 2 litros de água) tem efeito calmante e atrai prosperidade.
Canela em pau - Na forma de chá (três unidades para 2 litros de água), aumenta a disposição e o otimismo.
Flor de laranjeira - Vinte gotas desse óleo essencial em 20 litros de água melhoram o ânimo e ajudam aflorar a energia feminina.
Rosa - As pétalas de tons fortes, especialmente o vermelho, harmonizam o corpo e atraem amor.
Lavanda ou alfazema - Duas colheres (sobremesa) das flores fervidas em 2 litros de água misturados à água da banheira acalmam e levantam auto-estima e confiança.
Essências perfumadas e óleos essenciais obtidos de flores, folhas e cascas têm propriedades terapêuticas que relaxam e dissolvem energias desfavoráveis. Os aromas também proporcionam bem-estar, despertando lembranças e sensações agradáveis.

Mas atenção:

Não se deve também deixar que outras pessoas preparem seu banho para você. A cada ato no preparo ele vai ganhando vibrações e energias, que a pessoa pode direcionar de forma positiva para o objetivo quer almeja. Todos os banhos de descarga devem ser tomados do pescoço pra baixo
As folhas que caem dos banhos de ervas devem ser recolhidas e despachadas (jogadas) nos locais apropriados; em geral, vasos grandes de plantas, jardins, num rio ou mata, mas nunca no lixo e nem nas ruas.


*No chuveiro, encha uma jarra com água quente, coloque um punhado de ervas, folhas ou pétalas, secas ou frescas, tampe e deixe descansar. No final do banho, despeje o líquido do pescoço para baixo, nas costas, na frente e nas laterais do corpo e, se possível, deixe secar naturalmente.

*Na banheira, as plantas devem ser postas direto na água um punhado é o suficiente ou dentro de uma trouxinha de pano, para evitar a volatização. Se a intenção for relaxar, a imersão pode durar vinte minutos. Já para revigorar, permaneça imerso no máximo dez minutos. Exagerar no tempo pode deixar você derrubado.

Cada um dos ingredientes dos banhos tem poderes específicos e você pode alterná-las conforme a necessidade.

Parte do texto extraído de:
http://www.oclick.com.br/colunas/toledo6.html
OFERENDAS, RITUAIS & MAGIA CIGANA
ELEMENTOS DE UMA GRANDE OFERENDA CIGANA

1 CESTO DE VIME OU PALHA
7 FRUTAS DOCES (MANGA, MELÃO, MAÇA, PERA, UVA VERMELHA,PÊSSEGO, MAMÃO)
7 FITAS COLORIDAS (MENOS A PRETA)
FLORES DO CAMPO OU ROSAS SEM ESPINHOS.
2 LENÇOS ESTAMPADOS OU COLORIDOS PARA FORRAR A CESTA E OUTRO PARA FORAR A GRAMA..
1 GARRAFA DE VINHO TINTO DE BOA QUALIDADE.
1 ESPUMANTE
2 TAÇAS .
7 VELAS COLORIDAS INCLUINDO A BRANCA.(NÃO USAR A PRETA)
1JARRINHA OU POTE COM AGUA.
7 INCENSOS
7 MOEDAS ANTIGAS
MEL(ABRIR O MELÃO AO MEIO E TIRAR OS CARROÇOS .COLOCAR MOEDAS E O MEL POR CIMA )
(COLOCAR ALIANÇAS) SE FOR PEDIR TAMBÉM PARA AMOR LÉM DE PROSPERIDADE.
3 PAUS DE CANELAS GRANDES;
FOLHAS DE HORTELA (LAVAR E FORAR A CESTA) ,
3 PUNHADOS DE FÕLHAS DE LOURO
3 PUNHADOS DE SEMENTES DE GIRASOL
(PARA DECORAR A CESTA E ATRAIR DINHEIRO E PROSPERIDADE).

PREPARE TUDO E DEIXE EM SUA MESA NO NO DIA SEGUINTE LEVE TUDO NA NATUREZA E ACENDA AS VELAS FAZENDO A ENTREGA AOS CIGANOS.

AO FAZER ESTA OFERENDA TOME UM BANHO COM 1 L DE AGUA 1 TAÇA DE VINHO 1 ROSA VEMELHA E 1 BRANCA.
ACENDA A VELA DO ANJO DA GUARDA E
REZE 1 AVE MARIA

ESTA OFERENDA PODE S ER COLOCADA EM LUGAR BONITO NA NATUREZA, OU EM FRENTE A UM BANCO .FAÇA SEU PEDIDO AOS CIGANOS COM A FORÇA DE SANTA SARA.

OFERENDA PARA A EGREGORA DO MESTRE PABLO

DEVE SER REALIZADA DENTRO DE CASA ONDE SAO FEITA AS REFEIÇÕES NA LUA CRESCENTE AS 21 HRS.

1 TACHO DE COBRE
250 GMS DE TRIGO PARA KIBE.(COLOCAR O TRIGO NO TACHO) e colocar as
CLARAS EM NEVE, BEM FIRMES, BATIDAS COM 7 COLHERINHAS DE AÇUCAR CRISTAL.
7 GOTAS DE BAUNILHA
7 GOTAS DE ANILINA AZUL CELESTE.
(4 MOEDAS ATUAIS IGUAIS DOURADAS OU ACOBREDAS) colocar por cima das claras.
1 VELA AZUL FORTE DE SETE DIAS
3 VARETAS DE INCENSOS DE SANDALO ESPETADA EM UM TIGELINHA DE ARROZ CRU.
DEIXE A OFERENDA 24 HORAS NO LOCAL; MANTENHA A VELA ACESA ATÉ TERMINAR , RECOLHA A OFERENDA BEM ARRUMADA NUMA BANDEJA DE PAPELÃO E DEiXE NUM JARDIM OU BOSQUE.
Faça a oração: Cigano Pablo proteja-me e ajuda-me a nunca faltar dinheiro luz e amor na minha vida, pelo poder da natureza .ESTÀ FEITO!


MAGIA DO AMOR CIGANO

1 ROMÃ GRANDE
1 FITINHA ROSA DECETIM )
1 INCENSO DE ALMISCAR
1 PRATO DE VIDRO
2 VELAS ROSA COMUM
AÇUÇAR CRISTAL
1 CARTÃOZINHO ROSA COM OS DOIS NOMES ESCRITOS A LÁPIS .
LAVE A ROMÃ COM AGUA MINERAL E SEQUE-A NUM PANO BRANCO VIRGEM.
CORTE A ROMÃ EM 4 PARTES E MANTENHA- AS UNIDAS PELO PENDÚNCULO.COLOQUE DENTRO O CARTÃOZINHO E FECHE A ROMÃ, AMARRANDO COM A FITINHA NO SENTIDO HORIZONTAL DANDO UM LAÇO.
FORRE O PRATO COM O AÇUCAR E COLOQUE A ROMA NO CENTRO.UNA AS DUAS VELAS COM MEL E ACENDA ATRÁS DA ROMÃ DENTRO DO MESMO PRATO.

Peça a Égregora do Cigano da Maestria do Amor que concretize a magia, para que haja paz harmonia e fertilidade e alegria entre o casal.
Diga está feito!
Deixar a romã num jardim após 7 dias.


EXTRAIDO DO LIVRO MAGIA E MAESTRIA DO CIGANO DO ORIENTE - Lara C.L. Pinheir

UM AGRADO PARA CIGANA DO ORIENTE
FAZER NA LUA NOVA CHEIA OU CRESCENTE.
1 CESTO DE PALHA
FORRAR COM HORTELÃ
6 FRUTAS DOCES
6 FLORES COLORIDAS
6 DOCES FINOS
6 BALAS DE HORTELÃ
6 MOEDAS
6 VELAS COLORIDAS
6 FITAS COLORIDAS PARA DECORAR O CESTO
UM LENÇO OU PANO ESTAMPADO PARA FORRAR O CHÃO
COLOCAR SOB UMA ARVORE BONITA.BATER PALMA E DIZER OPTHCA! ARRIBA CIGANO! ME AJUDEM A TRABALHAR!

Colaboração de Nádia Tosta
PARA ENERGIZAR AS JOIAS DA CIGANA
SEPARAR AS JOIAS E LAVAR COM AGUA MINERAL COLOCAR NUM POTE DE VIDRO OU DE CRISTAL
CANELA EM PAU
CRAVO
PÉTALAS DE ROSAS AMARELAS
PÉTALAS DE ROSAS VEMELHAS
PÉTALAS DE ROSA BRANCA
7 MOEDAS DOURADAS
ESSÊNCIAS DE SÂNDALO ,ROSAS E OLÌBANO(21 gts de cada)
7 VELAS COLORIDAS
1 VELA A MAIS AMARELA PARA A CIGANA
7 INCENSOS SÂNDALO, ERVA DOCE ROSA BRANCA, ALFAZEMA, ALMISCAR, NOS MOSCADA.
SEMETNES DE GIRASSOL
1 CRISTAL DE QUARZO
1 TACINHA COM ÀGUA.

Colaboração de Alana Morgana
***************
MINHA MANEIRA DE ENERGIZAR A IMAGEM DE SANTA SARA.
PARA ENERGIZAR A SANTA SARA:
NO MÊS DE SANTA SARA ( ADQUIRA SUA SANTA SARA
FAÇA 2 DIAS ANTES DA LUA CHEIA (pode-se fazer se no seu altar de ciganos.)ou providencie uma mesinha.

MATERIAL;
3 PUNHADOS DE FOLHAS DE LOURO,
3 PUNHADOS DE PÉTALAS DE ROSAS BRANCAS
3 PUNHADOS DE SEMENTES DE GIRASSOL
3 PAUS DE CANELA
3 INCENSOS DE ROSA BRANCA, ALFAZEMA, E CANELA
ESSÊNCIA DE ROSA BRANCA
7 VELAS COLORIDAS
1 BONITA MAÇA VERMELHA.

1 VELA PRA A SUA CIGANA .COLOCAR NO CASTIÇAL.
CRISTAIS DE : 1 de citrino, 1 quartzo rosa, 1 pirita , 1 drusa, 1 ametista, 1 quartzo verde e duas pontas de cristal branco.

Colocar a Santa Sara na no altar. Neste dia coloque musica cigana ou ao som da natureza. Esteja num ambiente tranqüilo de paz e harmonia.Esteja com seu de banho tomado com sua roupa da cigana e seus apetrechos (brincos, colares, pulseiras) , seu perfume cigano (de rosas brancas). Pegue a Santa Sara e faça uma a oração a ela(veja no site) e leve-a ao alto segurando com as mãos. Depois a coloque no altar e comece a energizá-la com as pétalas de rosas , o louro,as sementes de girassol, a canela, e então pingue 7 gotas da essência de rosa branca nos pés e na cabeça da imagem. Pedindo a cada erva e essência colocada o cada que cada uma atrai e representa e que Santa Sara traga tudo isto para nossa vida (amor, dinheiro, prosperidade , paz, proteção etc...) .
As velas já devem estar acesas então ao redor dela .Os incensos serão acessos da mesma forma .Em volta da imagem ponha então os cristais fechando o circulo em forma de mandala ;terminando na frente com as duas pontas de cristais uma voltada pra outra um pouco para dentro. Assim você estará levando a energia de tudo q se encontra ali dentro para a imagem e não para fora pois a intenção é energizar a imagem. Futuramente em outros pedidos que depois vc poderá fazer ao redor da Santa Sara também você fará o oposto colocando tudo dentro e enviando a energia para fora p/ se expandir e levando o seu pedido para astral.
Os pedidos sempre deverão ser positivos pra que não interfiramos no karma de ninguém e nem adquiramos para nós um karma negativo. Lembrando que só seremos atendidos se tivermos merecimento.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As quatro plantas sagradas são um presente dos espíritos guardiões das Quatro Direções.
Na cultura nativa americana tradicional existem quatro plantas que são especialmente veneradas e utilizadas na vida diária. Segundo os nativos, WAKAN TANKA – O Grande Espírito (Deus – O Criador) os ensinou a usar as ervas naturais: salvia (sage), a erva-doce americana (sweet grass), o tabaco (tobacco) e cedro (cedar) como um lembrete físico da sua Onipotente Presença.

TABACO ( Semah)
Semah, ou tabaco, é uma das quatro plantas sagradas. Representa a DIREÇÃO LESTE (a mente).
Os nativos americanos utilizam uma mistura de tabaco conhecida como kinikinik, ou uma mistura de salgueiro vermelho.
É considerada uma das plantas mais sagradas, porque quando é utilizada abre as portas para o contato com Wakan Tanka – o Grande Espírito (Deus – o Criador). Os anciãos da tribo costumam dizer que o tabaco é usado para conectar a humanidade – através da sua fumaça – de suas raízes na Terra à imensidão do céu. Esta planta é muito respeitada e muito honrada. Oferecer o tabaco é uma bela maneira dos nativos prestarem reverência. Cerimônias usando tabaco invocam uma relação com as energias do universo e, com o Criador, e faz com que a ligação entre o reino terrestre e o espiritual não seja quebrada. Existem quatro usos tradicionais do Tabaco:
Prece
Quando colocamos o tabaco no cachimbo sagrado, estamos utilizando-o como um elo de comunicação para o céu, para o mundo onde todos os nossos ancestrais passaram antes de nós. A fumaça não é para ser tragada. Quando a fumaça sobe, ela leva nossas orações com ela até Wakan Tanka (o Grande Espírito) e até todos os nossos ancestrais que passaram para o “outro lado” antes de nós. Os anciãos ensinam que, quando acabarmos a oração, é para espargirmos uma pequena quantidade de tabaco sobre o tambor. Esta é uma maneira de agradecer o Criador por tudo que ele nos deu.
O Tabaco pode ser usado diariamente, uma vez que cada novo dia é saudado com orações de agradecimento. Muitos anciãos dizer para segurá-lo nas mãos em orações de agradecimento. Acrescentam igualmente que é melhor segurá-lo em sua mão esquerda, pois este é o lado mais perto do seu coração. (chacra cardíaco)
Oferenda
É uma tradição entre os nativos queimar tabaco antes das tempestades. É utilizado para pedir em oração as poderosas tempestades para não machucar suas famílias. Orar com o tabaco na língua nativa tem muito poder e pode fazer diferença no mundo físico.
Purificação
O tabaco é usado como oferenda nas orações ao Grande Espírito (o Criador), agindo como um meio de comunicação. Ou é oferecido ao fogo, de modo que a fumaça possa levar as orações ele. Pode ainda ser colocado na terra, em um local limpo e agradável. Significa que nos aproximamos humildemente do nosso criador, manifestando a nossa inocência.
Os nativos ensinam que quando quisermos falar com Wakan Tanka, devemos oferecer uma planta de tabaco. Os anciãos da tribo levam sempre tabaco consigo para oferecê-los ao fogo ou oferecê-lo de volta à Mãe Terra, em nome do Circulo Sagrado. Os nativos americanos vivem a vida de forma a respeitar o sagrado em tudo. Ao colherem alguma planta da terra, sempre explicam ao espírito da planta, por que isso está sendo feito e oferecem um pouco de tabaco em troca da generosidade e ajuda que a planta colhida partilha livremente.
Purificar-se e trabalhar com a mente clara e o coração limpo. É preparar o terreno para conviver com o próximo. Os nativos sabem que se fizerem o bem (caminhando na beleza), as coisas boas chegarão. Às vezes, os anciãos usam água no lugar do tabaco para os rituais de purificação. É uma forma de manifestar agradecimento ao Criador e a Mãe Terra que se doa para nós. A água é filtrada através da areia.
Respeito
O Tabaco deve ser utilizado com respeito e seriedade. O Tabaco Sagrado é usado para orações de gratidão ao Grande Espírito e como forma de agradecer a nossa Mãe Terra pelas muitas bênçãos recebidas, tais como boa saúde, grande pesca e de boas colheitas. Os nativos oferecem tabaco e preces nas colheitas e quando caçam para alimentar a tribo, em sinal de respeito. Deveríamos seguir seu exemplo, pois ao honrar todas as nossas relações demonstramos que não esquecemos o nosso lugar dentro da teia da vida.
Quando você oferece tabaco à outra pessoa é um pedido para que você e a pessoa se tornem um só coração, uma só mente, um só espírito. O tabaco é oferecido quando você pedir a alguém para fazer uma cerimônia para você, seja um toque de tambor ou um cântico, uma defumação (smudging cerimony), uma sauna sagrada (sweatlodge cerimony) ou a cerimônia do cachimbo sagrado (sacred pipe cerimony) ou qualquer outra cerimônia. Isso significa que você e a pessoa que está fazendo a cerimônia são um só em coração mente e espírito.
Outra maneira de utilização do tabaco é para criar o sentimento de união e harmonia em uma reunião de pessoas. É que Le também serve para “curar” os relacionamentos. O tabaco ajuda a curar feridas emocionais e promover o perdão entre pessoas que estão em desacordo.Entre os nativos norte americanos, se uma pessoa não tem dinheiro para comprar algo (uma bolsa por exemplo) e ela oferecer um pouco de tabaco a troca é efetuada. E a sacralidade do ato que conta, não a quantidade. A pessoa que esta vendendo pode decidir aceitar ou rejeitar o tabaco.
Alguns anciãos da tribo oferecem tabaco para todos aqueles que vão visitá-los. O tabaco é dado aos idosos, quando um está buscando aconselhamento. É sempre bom para oferecer tabaco quando procuram conhecimento ou aconselhamento de um idoso ou quando acontece uma canalização. Esta atitude mostra gratidão e respeito pelo ancião cujos conselhos você está procurando. O tabaco é oferecido como forma de apreciação ao ensinamento dado por um ou até mesmo de uma pessoa mais jovem se a pessoa que oferenda reconhece o valor no que foi dito. É uma forma de demonstrar respeito e gratidão.
Uso apropriado
As Plantas Sagradas são poderosas, mas quando usadas ou desrespeitadas, seu poder pode ser destruidor. O tabaco pode ser um curandeiro ou um destruidor. Depende de como e com que freqüência ele é utilizado. Quando usado de uma forma sagrada, ele pode promover a boa saúde e ajudar com orientação espiritual e de crescimento. Quando o tabaco é usado de forma ritualística ele se torna sagrado.
Nos velhos tempos, o tabaco foi a mais santa das plantas e os mais sagrados objetos de cerimonial. O Criador é o espírito do tabaco. Quando utilizado com respeito e honra através do cachimbo, a fumaça envolve o espírito do homem e depois viaja para o céu, carregada com gratidão. Por centenas de anos, o povo nativo foi ensinado essa maneira santa e poderosa de se conectar com seu Criador. Se utilizado corretamente, o tabaco pode melhorar seu espírito, sua mente e trazer bem estar físico.
Uso abusivo
Quando não for utilizado no caminho sagrado, o tabaco pode ser muito prejudicial. O tabaco comercializado é um veneno que contém mais de 4000 substâncias químicas. A cultura dominante explora o tabaco para comercializar e glamurizar o uso abusivo do cigarro. Quando o tabaco é usado como uma droga: fumar diariamente ou mastigar, não está sendo usado em uma maneira sagrada e ele perde o seu poder, pode ao contrário, ser muito destrutiva.
Em todo o mundo, cerca de sete pessoas morrem a cada minuto, porque abusam do tabaco. Mesmo entre os nativos americanos existe este abuso, fruto de uma desvirtuação de costumes, pelo contato com a cultura dominante. Se abusarmos de uma planta sagrada, corremos o risco de desconexão espiritual. Muitos anciãos sentem que qualquer uso de tabaco que ocorre fora da cerimônia é uma afronta ao Criador.
Pense nisso! Nada que é comercializado, quimicamente modificado e vendido de forma maciça pode ser sagrado.
O VERDADEIRO TABACO

É importante lembrar que o Tabaco Nativo é uma espécie diferente: não é o fumo de tabaco que você encontra em lojas e armazéns. O tabaco comum (como o utilizado em cigarros) não é uma planta sagrada.
Existem mais de 60 espécies dessa planta. O utilizado no caminho sagrado não contém nicotina ou outras propriedades tóxicas. Tem o seu nome verdadeiro pronunciado em língua nativa que deve ser pronunciado nos rituais para que seja evocado realmente o “espírito da planta”. Para que a cerimônia tenha é necessário saber como o tabaco foi plantado, colhido e preparado.
Cultura do tabaco
Para usar o tabaco adequadamente é necessário saber o seu verdadeiro nome nativo. Quando o tabaco é cultivado na terra, você sabe que está limpo. Deve ser plantado segundo a maneira ensinada pelos antigos anciãos das nações indígenas. Para que o tabaco possa crescer de uma maneira sagrada, temos de re-estabelecer os vínculos entre nós e a terra, céu, plantas e animais. Métodos tradicionais devem ser utilizados na preparação da terra e das sementes.
Temos de estar conscientes das razões que estão por trás disso, e do porque as coisas devem ser feitas dessa forma. Uma preparação adequada para o plantio, o uso de pedras sagradas na plantação, reconhecer os nossos sentidos, para que permaneçam atentos, estar em conexão com o Criador…
O tabaco é parte do nosso patrimônio cultural de um povo, não devemos, pois utilizá-lo de forma leviana e sem o verdadeiro conhecimento de seu pode de cura, cicatrização, sua força cerimonial nas orações.
Aos “pseudos-xamãs” fica um aviso: parem de abusar do tabaco e comprometam-se a aprender a forma correta e sagrada de utilizá-lo. Façam a distinção entre o tabaco comercial e o sagrado. Como todos os medicamentos, quando tratados com respeito, o tabaco é útil. Quando tratados com desrespeito, é perigoso.
CEDRO (Keezhik)

O CEDRO representa a DIREÇÃO SUL (a alma). As folhas são limpas a partir do caule e separadas em pequenos pedaços, que são usados de diversas maneiras. Quando queimado, o Keezhik age como um purificador, limpando a área em que é queimado exalando um agradável aroma. Pedaços de árvores de cedro são queimados pelos nativos enquanto rezam para o Grande Mistério, e também para abençoar as suas casas. Sua fumaça também é soprada sobre um doente para expulsar a doença. Na medicina tradicional nativa, um vapor feito pela decocção de ramos da árvore de cedro é utilizado para combater o reumatismo.
Esta planta sagrada trabalha tanto como um purificador, como uma maneira de atrair boas energias. Muitas mulheres nativas mantêm o cedro no seu bolso esquerdo. Quando você respira o aroma do cedro você vai ter coragem e resistência para sobreviver. Existe uma razão para isso e faz parte dos costumes tradicionais da Grande Nação… !
SALVIA (Sukodawabuk)
A SALVIA (Sukodawabuk) é também conhecida como “sábio”, e é utilizada da mesma forma como Keezhik (Cedro). É queimada como um purificador,mas quando comparado com o aroma de “pinho” do cedro, a sálvia tem um “que” de tempero. Representa a DIREÇÃO OESTE. É usado pelos povos nativos para fazer suas orações ao criador como um pedido de ajuda.
Existem muitas variedades de Salvia e todas são eficazes na defumação (smudging). O smudging é uma maneira de utilizar a fumaça da queima de ervas para purificar o corpo, um objeto, ou uma determinada área de influências negativas.
Muitos nativos americanos utilizam os vários tipos de salvia para fins medicinais, bem como cerimônias religiosas. A queima de Salvia nas cerimônias de defumação é para expulsar espíritos malignos, pensamentos e sentimentos negativos, e para manter entidades negativas à distância.
A raiz é utilizada pelos nativos de três formas: como um anti-convulsivo, em feridas para parar de sangrar, e como um estimulante. As cinzas são utilizadas como cataplasma sobre feridas crônicas.
Abusos
Têm ocorrido muitos abusos na utilização desta planta sagrada.. Muitos a utilizam em qualquer maneira sem uma verdadeira compreensão sobre o seu poder. Não é adequado ou respeitoso o excesso de utilização.
A Salvia não é apenas um incenso “new age” – e utilizá-la simplesmente como um incenso é desrespeitoso e só trará prejuízos para aqueles que fazem. Não vai afastar espíritos perturbados, não serve para ver a “cor da aura” ou “limpar cristais” como fazem alguns “esotéricos de plantão”. Não é “mais um objeto mágico”. Esse pensamento é errado e imaturo e demonstra total desconhecimento das verdadeiras tradições nativas.
A Salvia é uma planta sagrada que tem uma função ritualística importante e utilizá-la apenas para “criar um clima xamanico” como fazem alguns “falsos xamans” pode trazer mais danos que benefícios. Só aqueles que estão bem fundamentadas em valores tradicionais Nativos e que devem utilizar essa erva em um caminho sagrado.

Se você for utilizar a salvia (a mais usada aqui no Brasil é a salvia branca) para uma limpeza energética ou defumação certifique-se que ela tem uma origem idônea. Agradeça ao espirito da planta que se doou a você e mostre profundo respeito pelo ritual que irá realizar.
SWEET GRASS (Weengush)

A SWEET GRASS (erva doce americana) é utilizada dentro do caminho sagrado para purificar a mente, corpo e espírito. É considerada sagrada, porque é um símbolo da purificação. Representa a DIREÇÃO NORTE (o corpo). Os anciões dizem-nos que o aroma dessa erva é agradável para ao Criador que irá erramar bênçãos sobre a cerimônia atendendo as preces. A sua fumaça é considerada desagradável para todos os seres malignos e inibe os seus poderes. Esta planta desempenha um importante papel nas cerimônias de significado espiritual.
Quando Weengush é utilizado na cerimônia, cada pessoa é orientada para levar a fumaça, primeiro ao seu coração (sentimentos), depois a sua cabeça (pensamentos), em terceiro lugar ao redor seu corpo (físico) e, finalmente, voltar a fumaça de seu coração. A oração pronunciada durante este processo é:
Grande Mistério, por favor, purificar-me da minha negatividade
e enche-me com as energias positivas do amor,
de modo que, eu seja curado
e possa ajudar a curar a nossa Mãe Terra.

A erva é trançada e isso tem um significado especifico: mente, corpo e espírito. Na tradição nativa muitos objetos sagrados e culturais são feitos de Weengush.
Uma trança de sweet grass é colocada tradicionalmente nos cintos dos dançarinos da tribo. Os fios coloridos que pendem dos cintos simbolizam que eles nunca deixarão de honrar as suas funções e a trança do sweet Grass simboliza o vento. O sweet grass também é utilizado para fazer cestos.
Abusos
Os anciões nos dizer que “Sweet Grass” é o cabelo de nossa Mãe Terra, cada fio sozinho não é tão forte como quando trançado juntos.” A trança representa para os nativos a grande força da união da tribo – que recusou-se a dividir-se.
Muitas empresas de olho no movimento “new age” colhem sweet para uso comercial. Eles não têm respeito, colhem na época errada, puxando pela raiz, fazendo com que a planta não cresça novamente. Quando os nativos colhem ervas medicinais e sagradas, o fazem com respeito. Nunca colhem mais de 10% do que está lá. Só o fazem em determinadas épocas do ano e sempre oferecem um pouco de tabaco à terra em forma de gratidão.
Ninguém deve comprar sweet grass, a menos que seja absolutamente certo que a Terra não tenha sido “violada” para obtê-lo. Colher ervas sagradas ou é um processo muito complicado. Não deve ser feito atropeladamente com fins lucrativos. Deve se ter o cuidado de se ter a presença de um ancião que tenha conhecimento sobre as plantas e possa “falar” com elas. Isto não pode ser feito de forma tão rápida e eficiente como a maioria dos consumidores gostariam.
As raízes de uma planta erva doce são muito frágeis e podem ser facilmente deslocadas na colheita da erva. Há lugares no Norte dos Estados Unidos onde o sweet grass já não pode crescer porque não foi colhida de maneira adequada durante muito tempo. Se você não sabe com certeza que os cuidados foram tomados na colheita é melhor não comprá-la. A erva deve sempre ser tratado com respeito e dignidade.
Práticas New Age como a venda de guirlandas de Natal feitas de Sweet Grass é considerada um sacrilégio pelos verdadeiros nativos. Não apóiem essa prática.
Pense nisso. O sagrado Weengush representa o cabelo de Nokimis Akiin (a grande avó – a mãe terra)! Você realmente deseja ter alguma coisa a ver com um cabelo que é puxado pela raiz?
Algumas dessas pessoas ligadas aos movimentos “new age” devem sempre lembrar que os fins não justificam os meios. Algumas destas pessoas procuram onde se pode comprar objetos sagrados. Eles não entendem que o objeto não é sagrado. A planta só “torna-se” sagrada se for evocada na língua nativa, por um ancião que tenha direito de fazê-lo. Nativos e não nativos ainda precisam aprender tanto sobre como devem prestar atenção no processo. Deve ter integridade! O plantio, a colheita, o que existe por traz de todo o processo.
Gratidão
As plantas sagradas têm um papel especial a desempenhar na nossa vida.
Precisamos manter a idéia de gratidão sempre presentes na nossa mente. Não podemos manter os nosso espírito de visão cósmica vivo sem apreciar plenamente o conceito de gratidão.
A utilização adequada das nossas plantas sagradas nos ajuda a transmitir o significado de gratidão. Sempre que tomamos uma coisa, temos de nos lembrar de dar. Temos de ser capazes de agradecer antes de receber.
Para compreender que a vida é um dom e que tudo o que vem com ele – os nossos êxitos e as nossas derrotas – é realmente um dom de si mesmo.
O tabaco é o que é oferecido de volta à Nokimis Akiin – A Grande Avó – a mãe terra.
Quando encontramos uma pluma ou recolhemos medicamentos, nós o levamos conosco como um dom recebido dela. Oferecemos tabaco em gratidão. Quando caçamos animais, oferecemos tabaco à terra e ao Espírito Chefe daquele (Manitou) da planta ou animal que estamos pedindo para dar de si mesmo. Também oferecemos tabaco quando atravessamos um rio, antes de trovoadas quando alguém morre, quando vemos uma águia. Estaidéia de gratidão é o que nos une como povo nativo e nos mantém fortes.
Os quatro ervas sagradas completam o ciclo de vida. Sua fumaça é utilizada para purificar a mente, espírito, corpo e alma. Eles podem retirar forças negativas e refrescar-nos. Para atingir a honestidade dentro de si, para reconhecer quem e o que você é.
Faça isso e você pode ser honesto com todos os outros.
(Um homem sábio da Grande Nação Sioux)
Fonte: [ blog Bruxa Revolucionária ]