quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SAIBA ALGUNS SEGREDOS CIGANOS
Como respeitador que é da natureza, os ciganos cultuam esse mistério que só por eles é desvendado. Para o povo cigano, a lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado.
Mensalmente são realizados grandes festivais de consagração e reverenciação. As celebrações da lua cheia, acontecem todos os meses em lugares abertos em torno de fogueiras acesas , com muitas comidas, vinhos, danças e orações. Através da dança, a cigana entra em transe e como se transportada, viaja na força da claridade da lua. Ali, ela recebe toda energia e forças espirituais. É uma mistura de magia que faz com que sua intuição aguce cada vez mais os seus poderes sobrenaturais.
Enquanto viaja ao redor da lua, ela se vê com uma bola de cristal nas mãos, e ali, seus olhos enxergam o mundo, pois do futuro tudo entende.
Quando voltar a colocar os pés na terra, sente que está preparada para mais uma jornada em sua vida. Com os cabelos soltos e pés descalços, recolhe em seu oráculo, onde reserva um espaço muito especial.
Sobre uma mesa com uma toalha bordada ou um chalé de franjas de origem portuguesa ou espanhola, é colocado um castiçal, conchas, figa, punhal, moedas de ouro para chamar riqueza e incenso para purificar e afastar os maus espíritos. A bola de cristal, que na crença traz o poder da intuição e adivinhação, também é colocada sobre a mesa de jogo.
Em outro canto próximo, um altar com imagem do santo protetor e de santa Sara Kali, com velas acesas, flores, frutas, trigo, doces finos e vinho; Esse ritual é para não faltar fartura e proteção para família.
Nas cartas de Tarô cigano, a cigana adivinha e fala de amor, trabalho, dinheiro, filhos e situações familiares. Santa Sara com seus mistérios, passa para ela, a força das águas, do ar, da natureza e do poder . Em sua bola de cristal, está a energia e a lembrança da luz da lua, formando assim, essa mistura mágica que lhe dá a vidência e sabedoria para decidir o destino de cada pessoa que com ela joga.
És filha das estrelas, da lua, dos ventos. Carrega em seu pescoço a estrela de cinco pontas que ilumina e protege sua Tsara.
És filha da natureza, és filha da Terra pisada,filha do povo Cigano.

Frutas no altar cigano  

As frutas deixadas no altar cigano são de significação impar para as pessoas e a casa per se. Essas frutas alimentam o espírito doméstico. Elas são:
- maçã: força feminina à força, sabedoria e amor da casa;
- pêra: força masculina à trabalho e saúde da casa;
- uvas: prosperidade da casa;
- romã: espiritualidade da casa.
As frutas também podem ser oferendas: sempre aos seus antepassados. Elas são um pedido de riqueza pessoal: fartura, alegria, prosperidade material, saúde e espiritualidade. Sempre que deixar as frutas, acenda alguma forma de fogo, pois ele representa o espírito dos antigos, para os ciganos.

FRUTAS CIGANAS

Para os ciganos as frutas são essenciais em sua mesa. Eles usam frutas em todas as ocasiões, principalmente em festas alegres e cheias de músicas. Além de empregá-las em chás, banhos e poções mágicas.

CONHEÇA O SIMBOLISMO DE ALGUMAS FRUTAS CIGANAS

 
Maçã: ela aparece em todos os rituais ciganos e é usada como base de perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão. Mais: casamentos sem maçãs significam que o amor não durará para sempre. Pêras: são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta.
Melancia: muito presente na decoração das festas, significa prosperidade (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior).
Morango: mais uma fruta vermelha empregada em poções de amor. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para conquistar o ser amado. É utilizada também para curar desilusões amorosas, em chás e poções.
 Abacates: os ciganos não têm dúvida em adaptar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México.
 Uvas: se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas bem doces, saiba que ele quer se aproximar de você e ser seu amigo – ou talvez algo mais do que isso. Para eles, uvas e amizade andam sempre junto.
Como em outras culturas, elas também são sinônimo de prosperidade. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no réveillon – uma para cada mês – é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal.
Figo: outro estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória.
Romã: uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade.
Damasco: é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual.
 Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes, para envolver o casal apaixonado com o seu perfume.
 Amoras e framboesas: pela cor, significam paixões arrebatadoras. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em poções afrodisíacas.
Cereja: é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Em poções e banhos, tem a função de atrair um parceiro. Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes. Melão: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra. É usada na magia cigana para garantir a união da família.
Amêndoas e castanhas: no ano-novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas são comidas para garantir o vigor sexual.
MAGIA NA COZINHA 

*Maçã Zíngaro*

Ingredientes:
6 maçãs vermelhas
50 gramas de passas pretas
50 gramas de uvas passas claras
100 gramas de mel
100 gramas de nozes picadas
1 pitada de cardamomo ou cravo-da-índia em pó

Preparo:
Deixe as passas de molho em água aquecida por 30
minutos.Em seguida,escorra-as. Numa tigela de louça
misture o mel aos demais ingredientes. Reserve.
Faça um buraco no alto das maçãs com uma faca bem
afiada. Com o auxílio de uma colher,retire a metade da
polpa. Coloque as maçãs em 2 litros de água fria e uma
colher de sopa de vinagre branco. Quando for recheá-las
escorra-as e coloque a mistura de outros ingredientes
enchendo o espaço nas maçãs. Numa assadeira alta, ponha as maçãs e água que cubra 1/3 das
mesmas. Leve ao forno médio para assar.
Magia:
Numa lua nova ou crescente, ofereça a quem você deseja encantar e atrair com seu amor.
 

O OLHAR CIGANO

"Ver é transpor as barreiras da carne".
Hatiss,o cigano

O que impressiona em primeiro lugar num cigano,
é o seu olhar.
Nem vestuário,nem a língua e os costumes denun-
ciam melhor o cigano do que seus olhos.
É impossível descrevê-los, pois não são grandes
nem pequenos,mas tem mistério!
É uma estranha expressão,que para entender de-
ve ser vista.
Um olhar sempre fugidio,mas apesar disso se fixa
num certo instante.
Um olhar cheio de paixão,mas uma paixão contida
retida entre as pálpebras que deixam passar um
magnetismo,que só o cigano possui.
Símbolo: a estrela de cinco pontas,representa o
poder magnetizador do olhar,e os cin-
co sentidos
A LUA PARA OS CIGANOS
Para os ciganos, a Lua Cheia é o maior elo de ligação com o "sagrado". A celebrações da Lua Cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, do vinho e das comidas, com danças e orações. Também para os ciganos tudo na vida é "maktub" (está escrito nas estrelas), por isso são atentos observadores do céu e verdadeiros adoradores dos astros e dos sidéreos. Os ciganos praticam a Astrologia da Mãe Terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos.
 
Influencias da Lua

No plano psíquico a Lua representa nosso inconsciente, nossas emoções.

Cada uma destas fases irá, então, influenciar de forma sutil nossa sensibilidade, nossa disposição e portanto nossas atividades.

Lua Nova
É o momento de germinação, da busca de novos caminhos. Ficamos mais introspectivos e indecisos. Não é um bom momento para tomarmos decisões. É a época de deixarmos amadurecer nossos propósitos e ideais.

Lua Crescente
Nossas idéias e emoções tornam-se, pouco a pouco, mais claras. Ficamos mais objetivos. É o momento de colocarmos em prática o que planejamos. Tornamo-nos mais sociáveis.

Lua Cheia
Simboliza a plenitude. Ficamos mais receptivos. Nosso inconsciente aflora mais facilmente. Tudo que planejamos chega ao seu nível máximo de potencialidade.

Lua Minguante
Este é o período de avaliação daquilo que foi feito. É o momento de terminar tudo que foi iniciado nos ciclos anteriores. Ficamos extremamente sensíveis.
ALTAR CIGANO
importância de um altar para os Encantados Ciganos Orientais é
que o altar serve como elo de ligação e comunicação entre o Cigano
e seu médium. A partir do momento em que existe a intenção se de
se dedicar o altar a um Cigano, ali se cria uma ponte espiritual; onde
quer que esteja, o Cigano que é cultuado ali, sempre irá ouvir o
chamado feito pelo médium diante do altar.

A base de um altar para os Ciganos são os 7 elementos.Embora quem não e iniciado na magia cigana usa apenas 4 deles que para agradar e agradecer o espírito cigano, usa-se:
Um castiçal com uma (ou mais) velas – representa o fogo, mesmo
que a vela esteja apagada. As cores podem ser qualquer uma, exceto roxo
(lilás/violeta /laranja  pode). Essas cores só são usadas em certos tipos de rituais.
Uma taça bonita com água. A água é simbolismo do sentimento,por isso deve ser sempre o mais pura e limpa possível. Essa água na taça atua como um catalisador de más energias, e quando estiver turva, deve ser jogada em água corrente e trocada, sempre por água filtrada ou mineral.
Uma taça com Vinho que simboliza o sangue cigano,a purificação,e a honra.
Um incensário, onde um incenso deve ser aceso pelo menos uma vez por semana – representa o ar, mesmo sem incenso. Para quem não
conhece os gostos dos seus Ciganos, uma regra muito simples deve ser
seguida para evitar desagrados, quanto aos aromas (embora para maioria os
aromas sejam indiferentes, é melhor não arriscar): Incenso Floral
para Ciganas (rosa, violeta, lírio, dama da noite, jasmim, etc) e
Incenso Herbal para Ciganos (Sândalo, canela, cravo, eucalipto, mirra,
alecrim, benjoim, etc).
E cristais, de vários tipos, cores, formas e tamanhos; caso não seja possível ter muitos, coloque alguns escolhidos por intuição. O ideal é ter pelo menos uma pedra em estado bruto/ponta. As pedras podem ficar tb em  um pote de vidro transparente sem tampa, desses que vendem em armarinhos, com água, pois a mesma potencializara a capacidade energética dos Cristais.
Os cristais fecham o ciclo, representando a terra.
  • Paralelamente, cada elemento está relacionado a um aspecto de nossos seres : Corpo - terra, Coração (emoção) - água,Mente - ar e Espírito - fogo. Além desses elementos, que são os básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode ser colocada:
  •  baralho,
  • leque,
  • adornos,
  • lenços,
  • baú,
  • etc.
As únicas exceções são:  Um Punhal – só deve ser colocada um punhal já trabalhado, ou seja, que tenha passado pela magia de um Cigano, que pode ser o seu incorporado, ou o de outra pessoa (alguém que fez o trabalho no punhal p/ vc – nesse caso, recomendamos muito cuidado antes de aceitar).
Ouro é perigoso tb... O ouro é energeticamente refletor, e se o Espírito para o qual o altar é dedicado não entender que o Ouro é para ele, não vai conseguir se aproximar. E os bonecos... De antemão já digo: Encantados Ciganos Orientais não gostam muito de bonecos de gesso preferem de panos. Tem que ser um muito bonito para agradar. A preferência está mesmo nos bonecos de porcelana, .
Essa preferência tb ocorre pelo fato da possibilidade de mudar a Roupa. Mas, não é recomendável colocar no altar um boneco aleatoriamente, pois se o
Espírito para o qual o altar é dedicado não se identificar com o boneco, a aproximação será mais difícil.

Para o fortalecimento do Cigano, é muito bom colocar uma fruta no altar, pelo menos 1 vez por mês, na 3ª noite da lua cheia, pois isso fortalece o Cigano.
Só não coloque frutas ácidas, tipo abacaxi ou laranja... Ciganos não gostam de sabores ácidos, pelo menos a maioria , e se vc não tiver a certeza, melhor não
arriscar! As frutas devem ficar até um pouco antes de apodrecer, e devem ser despachadas num jardim bonito.
Pode ser oferecido tb uma taça com vinho, além da  água, pois o vinho é a bebida Universal dos Ciganos. Mesmo que incorporados eles não bebam, a oferta de vinho é sempre bem aceita. Após uma semana, ou quando a lua virar, despeja o vinho em água corrente.
Flores tb são bem vindas no altar, sendo que se for um altar para Cigano, as flores devem ser cravo branco ou vermelho, girassol, lírio branco ou Rosa branca (rosas em números ímpares). Essa regra vale apenas pro caso de não se conhecer as preferências de cada Cigano.
A Ciganos e Ciganas na qual tem suas flores de preferência como  Jasmim,Violetas entre outras. As flores murchas/secas devem ser deixadas num jardim.

Limpezas e trocas podem ser feitas qualquer dia, e qualquer hora, exceto
nos dias de lua minguante e nova.

Quando estiver montado seu altar é fazer-se uso dele com respeito e cautela: todos os dias, aproxime-se, faça uma oração, mentalize a força que te acompanha, mesmo que vc não saiba quem é. Ofereça à ele(a) o espaço, diga que é dedicado à ele(a) com carinho e que você quer estar mais próximo dele(a), vc tb pode oferecer ao povo do oriente.
O Altar Cigano II
Um altar é sempre um elemento de ligação entre o homem e a divindade, um local considerado “mágico”. Pode-se ter um altar de anjos, de santos, de Mestres Ascensionados, da chama violeta ou qualquer outra, de cristais, etc.
O altar deve estar sempre de frente para o leste, o ponto onde nasce o sol.
Os quatro elementos (água, ar, terra e fogo) são imprescindíveis num altar e podem ser assim representados:

- Água: Deve estar numa taça de vidro transparente no canto superior direito. A água mexe com as emoções e com as águas internas do organismo; está ligada ao plano emocional e aos relacionamentos e, por isso, deve estar sempre limpa. Atua como um canalizador de energias, e quando estiver turva deverá ser jogada em água corrente e trocada por água limpa.

- Ar: Representado pelo incenso ou essência, que poderá ser da fragrância que mais lhe agradar e estar colocado em qualquer lugar no altar. O aroma do incenso ou essência facilita a conexão com os silfos, elfos e fadas, elementares do ar. Através da fumaça ou aroma podemos invocá-los e utilizar sua força mágica, daí a importância dos defumadores. O ar é o elemento responsável pelo trabalho intelectual e artístico no homem, pois age em conformidade com o plano mental.

- Terra: Alguns cristais como o cristal de quartzo branco e a ametista poderão fazer parte do altar. As pedras (preciosas ou não), os metais e os vegetais simbolizam o elemento terra. O cristal de quartzo branco é a forma mais pura de energia no estado sólido e seus átomos estão sempre em perfeito equilíbrio; por isso, permite uma excelente troca energética tanto com o ser humano como com a divindade. A ametista (drusa, rolada ou ponta) é um elemento transmutador, transformando sempre tudo o que necessita ser transformado para um perfeito equilíbrio harmônico.
A terra dá forma à matéria e recebe as descargas energéticas da natureza, depurando-as para que retornem transformadas. Ajuda o homem a lidar com o concreto, o material.

Fogo: A vela simboliza o elemento fogo. Pode ser de qualquer cor, dependendo da finalidade com que será usada, e deverá estar no canto superior esquerdo. O fogo representa o início e o fim da existência do homem. Por limpar e transmutar as energias negativas é usado em todo ritual de magia em forma de vela, carvão queimando, pira ou fogueira. Suas chamas são ideais para concentração, viagens astrais, meditações e o desenvolvimento da intuição.

Se estivermos tratando de um altar cigano será imprescindível também uma imagem de Santa Sara Kali, por ser a santa protetora do povo cigano, e de Nossa Senhora Aparecida. Pode-se incluir alguma outra imagem do(a) cigano(a) de sua preferência.
Outro elemento importante é o punhal, que não é necessariamente um punhal de corte, mas um elemento que, apontado para a porta de entrada do compartimento, tem por finalidade cortar alguma energia intrusa que possa chegar. Pode ser colocado em cima da taça ou em qualquer outro local.
Além desses elementos, que são básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode fazer parte do altar: baralho, leque, adornos, lenços, baú, espelho, etc. Também se pode colocar frutas não ácidas, que serão trocadas quando necessário, e é sempre de bom tom ter uma jarra com flores. Além da taça de água pode ser oferecida também uma taça com vinho.
Quando precisar limpar seu altar, faça-o no quarto dia de lua crescente ou cheia, de preferência, mas nunca na fase minguante da lua.

UM RITUAL PARA CONSAGRAÇÃO DO BARALHO CIGANO
(Deve ser feito na lua cheia)

Escolha um local em sua casa onde o acesso de pessoas são restritos, pegue uma mesa cubra com uma toalha branca e ponha um pano dourado ou amarelo, pode ser com bordados floridos. Enfeite com pedras para representar o elemento terra, um copo de água para o elemento água, incenso para o elemento ar e uma vela para o elemento fogo.
Pegue seu Baralho Cigano e coloque no centro da mesa. Invoque, com
oração e cantigas, a falange Cigana,e ao povo do oriente para consagração de seu Baralho. Peça que ele traga confiança, paz e bons conselhos para
seus consulentes. Deixe o ambiente sempre limpo com rosas, frutas e
moedas, não deixe cair a vibração.
Não deixe de estudar seu Baralho, a maneira que dispõe as cartas
sobre a mesa fica a critério de cada uma, pois existem muitos formas
de leitura, procure a que mais lhe convém, esteja sempre atento a
simbologia das cartas.Confie nas forças Orientais pois o baralho cigano por sua vez joga por si ,basta vc apenas fazer a interpretação das cartas.
A CONVERSA SECRETA DAS MÃOS...GESTOS CIGANOS
 O Cigano segurar um charuto em "balanço" entre o polegar e o dedo médio, a mão horizontal aberta para o alto, significa - "ESPERAR A OFERTA".
O Cigano segurar um charuto abaixado, na direção do cinzeiro significa - "REFLETIR".
O Cigano segurar um charuto entre o polegar, o indicador e o médio, apontando horizontalmente, como um dedo, significa - "AVISO".
O Cigano segurar um charuto, perpendicular à mão, entre o dedo anular e os três outros dedos, significa - "DEIXA FALAR, ESPERA."
O Cigano segurar um charuto, verticalmente entre o polegar,o dedo médio e a palma da mão, significa: - "CUIDADO CONTIGO, PERIGO."
O Cigano segurar um charuto na mesma posição, cabeça pra cima, mas cercado de todos os dedos, significa : "É UMA ARMADILHA."

O Cigano segurar um charuto de cabeça pra baixo entre o polegar e o dedo médio, significa: "ESPERA OUTRA PROPOSTA".
O Cigano segurar um charuto normalmente entre os dedos indicador e médio, significa: - "ESTÁ BEM, COMPRA".

COMO TIRAR SUA SORTE USANDO 7 MOEDAS:
Use, de preferência moedas iguais e, se possível, deixe-as reservadas somente para este uso. Antes de usá-las pela primeira vez, passe-as pela fumaça de um incenso de sua preferência.
Sacuda as moedas entre suas mãos enquanto mentaliza o que deseja saber. Em seguida deixe-as cair sobre uma superfície plana. A posição em que caírem determinará a resposta à sua pergunta.

¬7¬ coroas significam "sim".
¬6¬ coroas significam "há alguns detalhes incertos, mas o resultado é favorável".
¬5¬ coroas significam "tem tudo para dar certo".
¬4¬ coroas significam "pode haver melhor caminho".
¬3¬ coroas significam "há detalhes mal explicados".
¬2¬ coroas significam "pense um pouco mais".
¬1¬ coroa significa "é muito arriscado".
Nenhuma coroa significa "não"

Santos Cultuados pelos Ciganos

Existe outros santos,além de Santa Sara,cultuados pelos ciganos.

*Santa Bibiana- comemorada no dia 02 de dezembro,sua igreja é no monte esquino onde viveram os ciganos.Uma verdadeira deusa.

*Santo Elóquio de Córdova-cultuado pelos calons,morreu em 608 e para ele os ciganos dançam dia 13 de setembro em volta das fogueiras.

*João do Egito - comemorado 27 de março;andarilho,carpinteiro faz muitos milagres,escreveu textos de magia,que os ciganos guardam com muito carinho.

*São Vladimir - nasceu em 995 e morreu em 1015. Sua avó era Olga,uma pessoa convertida ao cristianismo entre os soberanos eslavos de Kiev. Vladimir foi sanguinário brutal,depois levou o cristianismo à Rússia e suas fronteiras.
Os ciganos russos o adoram e muitos ciganos usam seu nome. Vladimir,o primeiro cigano a trabalhar num terreiro no Brasil;a primeira cigana foi Esmeralda,num catimbó do Nordeste com Mariana,a turca. Catimbó é um culto sertanejo.

*Santa Virgem de Triana a gitana velha,amada na Espanha,sua força é muito grande,a Espanha pára no dia de sua festa,com procissões e danças flamengas.

O Dia 12 de Outubro

Oração do Dia dos Ciganos

"Opchá Nossa Senhora Aparecida, uita andro tiro chave,lumie mur dromali,
blagois mere traiostiê.
Ave andro manzá tai meré famildjia,partiê tai sastimôs.
Tai aná anavê deloro sos mur chave actu sastivesti. Amim"

"Salve Nossa Senhora Aparecida,olhe para seu filho,
ilumine minha estrada, abençôe minha vida.
Traga para mim e minha família paz e saúde.
E em nome de Deus que meus filhos sejam saudáveis.
Amém".

Festa Cigana

"Somos um povo festeiro"!
Adoramos festas,mesmo sem motivo algum,uma simples reunião pode se transformar numa festa.
As principais festas dos ciganos são realizadas por ocasião dos ritos de passagem: nascimento,batismo e casamento.
Ainda assim,como povo místico,quando há pessoas para fazer uma novena,fazemos festa.Festejamos um dia de domingo,o sol,a lua,etc...
As mulheres colocam suas melhores roupas,usando várias saias sobrepostas,muitas jóias,ouro e prata,os cabelos soltos irradiando beleza.
Os ciganos,usarão suas melhores botas,calças de cor escura,blusas de cor berrante,bem passadas,com coletes e chapéus e lenços.
O melhor cachimbo será fumado,seus ouros estarão à vista.
A música tradicional húngara,portuguesa,espanhola,tocada sem parar.
Os mais velhos conversam,lembrando com amor os antepassados. Haverá muito barulho,risadas,danças,pandeiros,muito brilho noite à dentro!
Estas oportunidades de celebrar o povo cigano,nunca pode ser perdida!
Optchá!

Tcháio Romanô

Tchaio Romanô
(chá cigano)

Este chá está presente em todas as festas ou acontecimentos dos clãs. É muito mais que um chá, é uma composição de magia onde os elementos nos purificam para que possamos estar sempre em comunicação com os grandes mestres astrais.
São sete ingredientes, todos com significado especial: água,para purificar chá(preto),para alimentar maçã,para o amor uvas,para fertilidade(de tudo:idéias,criação,etc) damasco,como afrodisíaco
limão,para afastar a negatividade morango,para trazer a felicidade
*como fazer: faça o chá normal,em uma xícara coloque uma ou mais
de cada fruta pequena e um pedaço de cada fruta grande,derrame o
chá suavemente,e vá amassando delicadamente as frutas,para tirar
o sumo,enquanto pensa em coisas positivas. Transfira o chá (somente o líquido) para outra xícara ou copo e beba com alegria.
As frutas podem ser comidas. Optchá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário